Introdução
Há muitos mitos sobre o tema, mas fadiga adrenal é uma doença que não existe. As glândulas adrenais (ou supra-renais) são órgãos localizados logo acima dos rins e são responsáveis por produzir diversos hormônios, dentre eles o cortisol. Esse cortisol comanda diversas funções no corpo, entre elas a capacidade de o corpo responder ao estresse. Fadiga adrenal seria então a incapacidade parcial de essa adrenal responder ao estresse, gerando fadiga, indisposição e cansaço.
No entanto, fadiga adrenal é mito (uma doença que não existe). Quando a adrenal está com sua função diminuída (baixa produção de cortisol), estamos diante de uma insuficiência adrenal. Várias doenças podem levar à insuficiência adrenal (autoimunidade, tuberculose, HIV, dentre outras). Contudo, essa é uma anomalia endocrinológica rara (1 em cada 20.000 habitantes).
O termo “fadiga adrenal” não é um diagnóstico médico, ou seja, essa doença não existe. Porém, há grande propagação desse termo como uma possível causa de cansaço excessivo e o pior, indicando uso de corticóides como tratamento para quem não precisa (podendo gerar grandes efeitos colaterais a longo prazo).
Mas Qual o Problema de Repor Cortisol?
O corticóide (ou cortisol) é um antiinflamatório, analgésico e imunossupressor e logicamente irá melhorar alguns sintomas, podendo dar uma sensação de bem estar (transitória). Contudo, a longo prazo, os corticoides levam a uma série de problemas, mesmo em doses baixas: alteração no açúcar do sangue, perda de massa óssea e redução da imunidade. Além disso, pode haver dificuldade de sua retirada, porque com uso crônico de corticóide haverá a redução da nossa própria produção de cortisol pelas adrenais.
As queixas de cansaço são cada vez mais frequentes no nosso meio e entre as várias causas possíveis temos as alterações hormonais. Porém a maior parte dos casos tem relação com o nosso estilo de vida estressante: trabalho em excesso, má alimentação, sono irregular, falta de atividade, etc. Por isso sempre aparece algum problema como a “fadiga adrenal” como possível causa.
Mais Uma Vez, Fadiga Adrenal Não Existe
As mais importantes bibliotecas digitais e sociedades médicas do mundo mostram que não existe fadiga adrenal, simples assim. Então, não se engane! Procure sempre um profissional sério, ético e que às vezes não irá dizer o que você quer ouvir, mas com certeza, irá dizer o que você precisa!
