Funcionamento do Cálcio
O cálcio é um dos principais eletrólitos presentes no nosso corpo. Mas ao contrário da maioria dos outros eletrólitos, a maior quantidade de cálcio do nosso corpo não está no sangue e sim na estrutura dos ossos.
A quantidade de cálcio no sangue e nas células pode ser facilmente regulado, mesmo quando a gente não come uma boa quantidade por dia. Toda vez que começa a faltar cálcio ou que há cálcio em excesso no sangue, nosso corpo rapidamente reequilibra com a grande quantidade de reserva que há nos ossos. Assim, DIFICILMENTE A QUANTIDADE DE CÁLCIO DO SANGUE FICA FORA DO NORMAL.
Por este motivo, sempre que há uma alteração na quantidade de cálcio do sangue (cálcio aumentado), é necessário fazer uma investigação. Entre outros problemas, alterações do cálcio podem causar PEDRA NOS RINS E OSTEOPOROSE PRECOCE, COM RISCO DE FRATURAS GRAVES!
O paratormônio (PTH) e a Vitamina D são os grandes maestros dessa regulação de cálcio. Por isso que os principais problemas relacionados ao cálcio ocorrem por excesso dessas duas substâncias.
Investigação do Cálcio Aumentado
O primeiro passo após descobrir o cálcio alto é medir o PTH e a Vitamina D. Mesmo com a maior quantidade de cálcio nos ossos, os níveis altos no sangue geralmente precisam de tratamento, e de acordo com o PTH e a Vitamina D há mudança nesse tratamento.
Normalmente o tratamento depende da causas de cálcio alto, especialmente para as alterações leves. Os principais responsáveis por essas causas leves são remédios ou mesmo pequenos tumores benignos que aumentam PTH. Portanto, o tratamento é basicamente retirar a causa.
Por outro lado, devemos fazer mais coisas nos casos graves. Existem medicações que abaixam o cálcio rapidamente e estão recomendados quando há risco de vida.
A maior dica é procurar o seu médico sempre que houver alteração no cálcio.