Quem tem pressão alta?
Pressão alta é um problema muito comum e a sociedade brasileira de cardiologia estima que 1 em cada 3 brasileiros possui esse problema. Entretanto, a pressão alta em pessoas jovens é menos comum. Essa é uma condição que não possui uma causa específica, embora normalmente esteja associada com vida sedentária, obesidade e muito consumo de sal.
Mesmo com toda essa quantidade de pessoas que possuem o problema sem causa clara, em alguns casos é possível descobrir um motivo causando a pressão alta. Geralmente é possível fazer isso naqueles grupos em que a pressão alta não ocorre com tanta frequência.
A pressão alta costuma aparecer após os 30 anos de idade. Se ela ocorre antes desse período, alguns outros problemas podem ser os causadores. Além disso, uma pressão alta muito difícil de controlar, que precisa de muitos remédios também chama a atenção.
Causas de pressão alta
Existem vários problemas diferentes que podem causar essa pressão alta, entre eles os problemas hormonais. Mas quais são esses?
– Hiperaldosteronismo primário: problema em que há produção excessiva de um hormônio chamado aldosterona. Esse hormônio atua diretamente no aumento da pressão
– Hipotireoidismo ou hipertireoidismo: alterações dos hormônios da tireoide (alto ou baixo) também aumentam a pressão
– Feocromocitoma: tumor produtor de catecolaminas, que são substâncias que também aumentam a pressão diretamente
Não é apenas hormônio
Mesmo que o endocrinologista cuide dessas doenças que citei, ainda existem outras causas até mais frequentes. É por esse motivo que quando se faz o diagnóstico de pressão alta, é preciso se atentar para as exceções. A principal razão está na possibilidade de cura de alguns desses problemas e assim, de cura da pressão alta.
Os colegas cardiologistas de boa qualidade fazem boa parte dessa investigação, mas especialmente nesses casos hormonais deve-se fazer avaliação com o endocrino.
Devemos entender que a pressão alta em pessoas jovens é menos comum, por isso devemos suspeitar de algum fator causando o problema. Portanto fica a dica, se você descobriu pressão alta muito jovem, procure um endocrinologista!