Cortisol Elevado Não Causa Estresse

Cortisol Elevado Causa Estresse

Basta uma rápida pesquisa no google para encontrar vários artigos falando que o cortisol é o hormônio do estresse. Isso nos leva a fazer uma associação simples: tenho cortisol demais e isso causa meu estresse! Será mesmo?! Não, o cortisol elevado não causa estresse!

De fato, o cortisol aumenta bastante durante situações de estresse, como um acidente de trânsito, passar por alguma cirurgia ou enfrentar uma infecção grave. E esse é um mecanismo fundamental à sobrevivência, impedindo que essas condições sejam ainda mais fatais!

A agitação do dia a dia da vida moderna causa o estresse psicológico e também resulta em aumento do cortisol. Já é muito claro que pessoas mais estressadas ou com alguns distúrbios psiquiátricos apresentam cortisol mais elevado em média.

MAS CUIDADO! Perceba que em todos esses casos, O AUMENTO DO CORTISOL É UMA CONSEQUÊNCIA e não a causa do problema. E mais, essa resposta do corpo, além de normal, É FUNDAMENTAL PARA NOSSA SOBREVIVÊNCIA.

Portanto, é ERRADO dosar o cortisol para tentar avaliar o estresse, já que não existe um valor de normalidade para essa situação, muito menos tratamento para baixar o cortisol nesses casos!

Síndrome de Cushing

Bom, já está claro que é normal o cortisol se elevar como uma resposta ao estresse físico ou psicológico, mas e o que acontece se esse hormônio aumenta todo o tempo?

Aí temos uma doença chamada Síndrome de Cushing, que nada mais é que um conjunto de sinais e sintomas causados pelo cortisol alto. Esses sinais incluem obesidade, acúmulo de gordura, fragilidade na pele e estrias grossas. Entretanto, dificilmente todos os sinais estão presentes e normalmente esse é um diagnóstico difícil de se fazer.

A principal causa é o uso continuado de corticoides, que são remédios muito comuns no dia a dia. Esses remédios são úteis para o tratamento de inflamação na garganta ou na pele, além de serem fundamentais em tratamento de doenças reumatológicas.

Portanto, como o cortisol elevado não causa estresse, não se deve avaliar sempre.

Agende sua consulta