Entendendo a prolactina
A prolactina é um hormônio produzido na hipófise. A hipófise é uma glândula bem próxima ao cérebro e naturalmente aumenta a produção de prolactina na gravidez, mas principalmente durante a amamentação. Entretanto a prolactina pode trazer problemas quando está alta, especialmente quando ocorre fora do período da gravidez.
O que podemos perceber é que a prolactina é um dos principais responsáveis pela produção do leite materno! Por este motivo, quando a prolactina está aumentada por outras causas, fora do período de amamentação, ela pode fazer com que saia leite pelas mamas, tanto em homens como em mulheres. Assim esse é um dos sintomas mais característicos, mas nem sempre está presente.
A prolactina aumentada também impede a menstruação nas mulheres e diminui a testosterona nos homens, já que altera a ação dos hormônios dos hormônios estimulantes sexuais (FSH e LH). A redução desses hormônios é muito mais frequente que a saída de leite pela mama, então se deve procurar alterações na prolactina sempre que houver ausência de menstruação nas mulheres ou alteração de libido nos homens
O que provoca a prolactina alta?
A maioria das causas de prolactina alta são potencialmente reversíveis. E a primeira pergunta que o médico faz é: quais os remédios que você está tomando? Vários deles, especialmente os remédios úteis para ansiedade e depressão causam prolactina alta. Além disso, deve-se avaliar como está o funcionamento dos rins e do fígado da pessoa, com exames laboratoriais simples.
No entanto, a grande preocupação é quanto ao risco de tumor na hipófise! Lembre-se que é a hipófise quem produz a prolactina e a presença de pequenos tumores nessa região aumentam a prolactina. Nos casos de prolactina alta e que não há justificativa pelos remédios ou doenças que a pessoa tenha, realiza-se um ressonância da região da hipófise. Esse exame verifica a região com precisão e percebe os tumores significativos.
Devemos ter cuidado especial com os tumores maiores, pois eles podem encostar em regiões responsáveis pela visão. Dessa forma, uma avaliação com oftalmologista também pode ser parte da investigação.
Mas isso é grave? Devo me preocupar?
Um ponto importante é que esses tumores são benignos e normalmente apenas remédios são suficientes para tratá-los. Então, se você me pergunta a essa altura do texto: “Quais os Problemas da Prolactina Alta?” a melhor resposta é não saber o que está causando.
Explicando melhor, prolactina alta é ruim quando não se sabe a causa! Muitas vezes essa causa nem é um problema de saúde e nem se deve tratar. Mas mesmo quando se tem um tumor aumentando a prolactina, se você faz o acompanhamento com endocrinologista e toma o remédio corretamente, dificilmente vai ser um problema de fato.