Conhecendo o Básico
O diabetes é uma doença assintomática na grande maioria das pessoas, por este motivo há muitas dúvidas de como saber se está bem controlado ou não. Com o passar dos anos, várias técnicas de controle do diabetes foram aprimoradas e se tornaram úteis para o seu acompanhamento.
O básico continua sendo o acompanhamento médico: com exames periódicos. Através dos EXAMES DE SANGUE (GLICEMIA DE JEJUM E HEMOGLOBINA GLICADA) já temos uma boa noção do que está acontecendo. A glicemia de jejum mostra como está o açúcar do sangue naquele exato momento, por isso ele não consegue avaliar bem o que acontece no restante do dia. Por outro lado, a hemoglobina glicada estima a média da glicemia nos últimos meses e assim consegue dar mais informações sobre o diabetes.
Refinando o Tratamento
No entanto, eles não dizem tudo! Algumas pessoas podem ter grande variação ao longo do dia, com momentos mais altos e outros mais baixos, e nesses casos o exame de sangue não mostra. Essa monitorização intermitente é aquela COM A PICADINHA NO DEDO E O APARELHO MEDIDOR (GLICOSÍMETRO), de modo que realizamos ela em vários momentos do dia. Portanto, a monitorização intermitente consegue ver bem essa mudança diária. Porém, esse método muitas vezes é desconfortável e pode ser caro dependendo da quantidade de vezes que a pessoa consegue fazer.
Por outro lado, novos métodos, se propõem a fazer uma MONITORIZAÇÃO CONTÍNUA DA GLICOSE (do diabetes), evitando as picadas. Esse método já é realidade e tem se desenvolvido cada vez mais. A grande limitação ainda é o custo, o que evita que mais pessoas utilizem com frequência.
O Tratamento Individual do Diabetes
Existem certos ditados que falam o seguinte: se existe muitas formas de fazer a mesma coisa, é porque nenhuma delas é realmente muito boa. Nesse caso isso é verdade! Por mais que essas técnicas de controle do diabetes tenham se desenvolvido bastante, a melhor forma de controlar o diabetes é através da orientação de um bom endocrinologista. Ele irá indicar a melhor combinação de técnicas para medir o diabetes, sempre levando em conta o custo e comodidade.
Portanto, siga os conselhos de um bom médico!
