Quando Pausar o Remédio da Osteoporose

Como Funciona o Tratamento da Osteoporose

O tratamento da osteoporose tem um grande objetivo: evitar fratura de fragilidade (ou seja, que o osso quebre com um impacto pequeno). E para isso existem vários remédios que ajudam muito nesse problema. Existe um quando pausar o remédio da osteoporose?

Como todo remédio, alguns dos mais usados para osteoporose também têm problemas. Esses remédios (Alendronato, Risedronato e o Ácido Zoledrônico) atuam meio que “congelando” o osso, e impede com que eles percam densidade e fiquem mais fracos. O problema é que com o passar do tempo esse “congelamento” pode ser ruim.

Após muitos anos usando esses remédios, existe um risco baixo de acontecerem outros tipo de fraturas. MAS CALMA, como falei, esse risco de fratura é baixo e raramente acontece.

Perceba que a gente se encontra em um dilema: por um lado temos a doença da osteoporose, que aumenta o risco de fratura de fragilidade. Por outro temos o remédio que claramente protege o osso, mas com o passar do tempo pode ser ruim.

E qual a solução?

Devemos avaliar a gravidade da doença, estimando o risco de fratura. Desse modo devemos considerar o resultado do exame, quedas anteriores, histórico de fraturas prévias, bem como a presença de fragilidade do paciente. Portanto, nas pessoas com alteração importante no exame e alto risco de fratura de fragilidade: deve-se manter o remédio! Desse modo, fica claro o benefício do remédio.

Já naquelas que tiveram melhora dos exames, nunca quebraram nenhum osso e não tem outros fatores de risco, é quando devemos pausar o remédio da osteoporose. Mas ainda assim o paciente precisa ser acompanhado! Nesses casos, deve-se priorizar as medidas mais simples como: 1- prática de atividade física; 2- manter boa iluminação da casa; 3- evitar remédios que causem sonolência ou tontura.

Esse acompanhamento deve perceber qualquer mudança de cenário, e caso esse risco aumente novamente, o remédio deve ser retornado.

Mensagens finais

Todo tratamento possui vantagens e desvantagens, por isso devemos sempre estar atentos quanto a esse fato. No entanto, por mais que existam essas desvantagens, a segurança do tratamento da osteoporose é muito clara. Por isso, dificilmente iremos suspender tratamento por conta disso.

A busca de uma vida mais saudável e com menos remédios é fundamental. Nesta e em outras doenças, devemos valorizar os pequenos

 

Agende sua consulta