O que é essa vitamina?
Para entender como ocorre a intoxicação por vitamina D e porque é um problema cada vez mais relevante, inicialmente vamos explicar o que é realmente a vitamina D. Ao contrário do que diz o nome, a vitamina D é um pró-hormônio. Após se transformar na substância ativa 1,25OH-vitaminaD, ela vai ser responsável pela regulação do cálcio e do fósforo no nosso corpo.
Atualmente, há a expectativa que a suplementação de vitamina D possa ter um efeito benéfico na imunidade, disposição e força muscular. Por esses motivos a suplementação de vitamina D é muito mais comum que antes, mas muitas vezes ela ocorre em doses muito elevadas.
Existem protocolos que usam vitamina D para prevenção de problemas como doenças auto-imunes, diabetes, e até mesmo COVID-19. Entretanto, infelizmente em nenhuma dessas situações há benefício claro.
Isso é particularmente perigoso, porque o nome “vitamina” dá a falsa impressão que é uma substância sem efeitos colaterais e nunca vai trazer problemas. Porém, isso está errado!
Doses muito altas de vitamina D podem provocar nefrolitíase (pedra nos rins) e aumento importante da quantidade de cálcio no sangue. Essas condições podem ser graves, além de causar infecções, coma e morte! Além disso, não trazem nenhuma das promessas de benefícios, bem como gera custos ao paciente.
Benefícios da Vitamina D
Mas doutor, eu tomo vitamina D todos os dias e me sinto bem, o que ela traz de benefício afinal?
O grande benefício da vitamina D é a proteção dos ossos, diminuindo a chance de fratura em quem tem osteopenia e osteoporose. Além disso, ela é uma vitamina fundamental no crescimento normal das crianças. No entanto, não se precisa de valores tão elevados para se ter esses benefícios, por isso o fundamental é uma orientação detalhada com um bom endocrinologista.
Portanto, entenda a vitamina D como qualquer remédio: faz bem quando bem indicado, mas também tem efeitos colaterais como a intoxicação por vitamina D, que é um problema cada vez mais relevante!
E você, toma vitamina D? Seu médico já alertou quanto aos riscos?