Cálcio Aumentado Necessita de Investigação

Quando Encontramos Cálcio Aumentado?

ATENÇÃO: cálcio aumentado necessita de investigação, sempre! Mesmo não havendo muito debate sobre os problemas do cálcio aumentado. E existem problemas graves junto desse aumento.

Muitas vezes medimos o cálcio em exames de rotina, mas também como parte da investigação de inúmeras causas. As principais delas são osteoporose, pedra nos rins, alterações de sensibilidade, entre outros.

Como Fazer a Investigação?

O primeiro passo dessa investigação é provar que de fato o cálcio está aumentado. Níveis de proteínas do corpo ou mesmo falhas laboratoriais podem aumentar esse cálcio. Ou seja, quando há aumento no cálcio em um exame de rotina, devemos provar que essa alteração existe de fato.

O segundo passo é conferir as medicações que a pessoa usa. Algumas delas, como a conhecida hidroclorotiazida podem aumentar esse cálcio.

Daí então que vem a investigação complementar! O grande objetivo inicial é avaliar se as pessoas com cálcio alto estão em risco de desenvolver outros problemas, que são:

– Osteoporose com fratura óssea

– Nefrolitíase (pedra nos rins)

Próximo Passo na Investigação do Cálcio

Esses exames complementares também vão tentar identificar as causas, dentre elas alguns tipos de câncer. Ou seja, além de provar o aumento do cálcio e prevenir as consequências, também devemos saber os motivos de ele aumentar.

Nesse momento, existem alguns exames que sempre ajudam, como o Paratormônio (PTH) e a Vitamina D. Esses resultados diferenciam duas causas principais, as que podem ser câncer e as que não podem. Isso é muito importante, pois quando há possibilidade de ser câncer, devemos fazer uma investigação muito mais rápida!

Por outro lado, não podemos ignorar as outras causas, pois certamente terão resultados muito melhores se o tratamento ocorrer rapidamente. Com isso, é curioso perceber que o cálcio causa problemas e geralmente não há grande debate sobre eles.

Portanto, cálcio aumentado necessita de investigação, e o endocrinologista vai ajudar nisso. Mas lembre-se, na maioria das vezes pequenas mudanças já resolvem o problema.

Agende sua consulta